terça-feira, 17 de julho de 2012

Políticas

  Nota-se claramente a ausência de Políticas Públicas da parte dos Governos, no sentido da Preservação do Bioma Pampa. Prova disso é o crescimento das áreas de Soja, Florestas, Arroz e outras atividades que vem a cada ano suprimindo grandes extensões de Campo Nativo. Na ordem de 500 mil ha ano. Comprometendo a Flora e a Fauna.
  Esse ambiente manteve-se preservado graças ao tipo de exploração pecuária, onde a 200 anos é produzido Carne a base de Campo Nativo.  Somente nas últimas décadas houve pequena alteração no modo de produção, com o advento das pastagens implantadas, onde parte do Campo Nativo foi substituído por azevém e aveia, além da adição de insumos (Adubos, Agrotóxicos, Vermífugos e Carrapaticidas).  Recentemente teve-se o reconhecimento do Público Pecuarista Familiar, através de Projeto de Lei, aprovado pela Assembléia Legislativa, onde é reconhecido esse Público. Um tipo de produtor que vive da produção de Gado e Ovelha, são responsáveis por 30% da produção de carne no Estado. No total são 60 mil famílias. Em nossa região são em torno de 25 mil. Não tendo avançado mais que a criação da Lei.   Há necessidade de uma outra percepção de nossa região, onde outras atividades que não produção de grãos possa melhorar as condições de vida das famílias que aqui vivem, sem agredir e comprometer os recursos naturais, também sem expor as famílias as variantes climáticas (secas).
Existe um potencial de mercado para os produtos deste Bioma, como a Carne Orgânica, Frutas, Legumes, Artesanato, Turismo e outros.  Por exemplo os mercados institucionais (Merenda Escolar, Hospitais e Presídios) e nichos mais especializados

Nenhum comentário:

Postar um comentário